04 dezembro, 2006

Nova Égua na Fazenda Santana do Onça

Bellah HM é uma égua Appaloosa de 5 anos, Filha do Appaloosa Bertioga Son com uma égua Puro Sangue Inglês. Ela é muito mansa e bem treinada. Como nasceu e viveu sempre encocheirada, seus primeiros dias solta nos pastos da Fazenda Santana do Onça não devem ter sido muito agradáveis. Posso até imaginar seus pensamentos..."então isto é que é a Natureza! fui mordida por morcegos 3 noites seguidas, tomo sol e chuva todos os dias e o capim não vem até mim...eu é que tenho que sair por aí procurando por ele!"
Mas tenho certeza que logo ela vai se acostumar e vai ser, com certeza, um animal mais feliz.
Para continuar a tradição da fazenda onde todos os cavalos tem nome de vento, trocamos seu nome. No papel ela continua sendo Bellah, mas para nós ela agora é Kadija.
Kadija do Onça.



Tem carne nova na área! Maestro e os outros cavalos reagem a presença feminina. E outras éguas estão pra chegar, inclusive Bora que volta junto com duas éguas TE. O clima está ficando quente...


Com a repentina superpopulação "feminina" na fazenda, Maestro (por ser o único cavalo inteiro) vai ganhar um piquete novinho só pra ele...com réguas bem altas!

Enquanto isso Bora continua na "farra"

Bora continua no Haras B2B, onde após ser coberta pelos garanhões Quarto-de-Milha Little Steps Spark e Hollywood Sugar (e as transferências de embrião feitas com sucesso), agora aguarda comfirmação de prenhez do garanhão Appaloosa Mr. Cosistency pertencente ao amigo Kako Kastrup. Será feita a transferência do embrião e, finalmente, Bora deve embarcar junto com duas éguas de aluguel para a curta viajem de volta a sua rotina na Fazenda Santana do Onça.

14 setembro, 2006

Maestro em um centro de treinamento?

Maestro está com 10 meses. Está grande, forte e bonito.
São boas notícias, mas em breve importantes decisões terão que ser tomadas sobre seu futuro.Devo castra-lo ou mante-lo inteiro? Treina-lo para provas de velocidade ou habilidade? Ou transforma-lo num cavalo de sela para uso na fazenda?
Penso em manda-lo para um centro de treinamento. A época da doma ainda está a cerca de 2 anos no futuro, mas Maestro pode ser treinado, se mostrar aptidão, para provas de conformação e pelagem. Já tenho o nome de dois treinadores e estou procurando mais alternativas (se alguém conhece um bom treinador de potros Appaloosa por favor mande um e-mail para cavalotv@cavalo.tv).

Abaixo algumas imagens de Maestro...

Maestro sendo guiado no cabresto...

...guiado junto aos outros cavalos...

...trotando...

...galopando!

08 agosto, 2006

Maestro deixa de ser criança

Pensei em trazer um companheiro "quadrupede" para Maestro. Cheguei a cercar um piquete com arame para que um cabrito ou ovelha não escapasse por entre as réguas. Mas tudo isso foi desnecessário. Os peões da Fazenda Sant'anna do Onça colocaram Maestro em um piquete com um cavalo mais velho e bem manso. Primeiro só surante o dia, depois também a noite. Em seguida trouxeram mais um cavalo. Em menos de duas semanas...

...Maestro já estava entrosado na tropa, sendo bem aceito e seguindo os outros cavalos em suas excursões noturnas em pastos distantes. Foram suas primeiras experiencias pastando livre...capim gordura, angola, correndo muito e disputando a hierarquia do bando. Por enquanto ele está claramente por baixo. Mas por ser o único garanhão é de se esperar que em breve ele assuma o comando do grupo.
Cabresteado Maestro fica bem tranquilo...
...ganha até uma carinhosa "mordida" sem reclamar.

Sua crina e seu rabo estão crescendo bem. A raça Appaloosa não tem crina e rabo muito cheios. Mas Maestro parece estar acima da média.

Me pareceu um pouco gordo. Apesar da estiagem de inverno a Fazenda Sant'anna do Onça foi agraciada por Deus com generosas chuvas e o pasto está bem verde para esta época do ano. Achei melhor não limitar sua alimentação...vamos deixa-lo comer bastante pra crescer forte e saudável!

13 julho, 2006

Bora Treina, Maestro está só

Bora está fazendo treinamento "básico" de Rédeas a exatamente 30 dias. Os resultados tem sido animadores. Além de estar mais bem condicionada ela está mais calma e tem absorvido com facilidade os ensinamentos. Alguns exemplos: Reparem na foto abaixo a cabeça e o pescoço de Bora. A um mes atráz o pescoço estaria alto e a cabeça jogada pra frente...hoje ela está com o pescoço bem flexionado, a cabeça perpendicular ao chão (de forma natural; basta "pedir" que ela cede o pescoço).


Detalhe do pescoço e cabeça. Esse flexionamento teve um "efeito colateral"...o trote de Bora, que antes era insuportavelmente duro, agora está mais macio graças ao controle de velocidade.
Hoje consigo faze-la trotar quase tão lentamente quanto ao passo (e com rédeas soltas), o que antes era impossível. Esse pescoço parece até o de um cavalo Árabe!...:-)


O mesmo está acontecendo com o galope. Antes, se eu tentasse diminuir a velocidade do galope ela logo caía de volta para o trote. Hoje posso faze-la galopar bem de vagar, ou melhor, em qualquer velocidade, dependendo da necessidade, relaxada e com o pescoço baixo e flexionado. Na fase atual estamos trabalhando (eu e Bora) em partidas no galope na mão certa (quase 100% de acerto) e em troca de mãos no galope (ainda requer um redução de velocidade e um novo arranque na nova mão).Trabalhamos muito também fazendo círculos no trote, treinando flexionamento de costelas e controle das ancas.Não posso dizer que ela já faz "esbarros", mas suas paradas estão cada vez mais rápidas e certeiras.
Em suma, estou orgulhoso de Bora!


Enquanto isso,
na Fazenda Sant'anna do Onça...



Maestro está muito sózinho. Os cavalos adultos (castrados) passam o dia em pastos distantes só retornando a noite. Maestro passa o dia pastando sozinho, e por isso está engordando muito. Relincha muito, como que chamando seus companheiros e como não recebe resposta parece ficar mal, primeiro deprimido, depois revoltado e agresivo com humanos.
Apesar desses problemas Maestro está crescendo bastante (está com 9 meses), já demonstra temperamento de garanhão, e, comparado a outros potros da mesma idade em fazendas vizinhas, Maestro tem comformação e estrutura muscular invejáveis!
Com certeza essa solidão está sendo prejudicial para Maestro. Além de determinar que seu tratador varie bastante seus exercícios (diariamente), estou estudando a possibilidade de trazer um "amiguinho" para ele...me disseram que um cabrito ou cabra é uma exelente compania para um potro.
A conferir...

04 julho, 2006

Visita ao Rancho B2B

Maestro está desmamado. Bora está em treinamento. Mas a Fazenda Sant'anna do Onça não pode parar! Com a aproximação da estação de monta resolvi utilizar o método de transferencia de embriões para conseguir mais potros de Bora sem que ela pare seu treinamento. Como a ABCCAppaloosa permite a cruza entre Appaloosas e cavalos da raça Quarto de Milha, resolvi procurar o que há de melhor em QM no estado do Rio...o Rancho B2B, de propriedade de Odilon e Bebel Diniz.
Vista do Haras e seus piquetes.


Na área das báias tudo é extremamente limpo, moderno e organizado. Manejo de padrão internacional.

Brete de inseminação e coleta de embriões. Aqui é realizada a parte do processo que é considerada "suja", onde acontece o contato com fezes e fluidos das éguas. Uma vez aspirados, os embriões são levados para uma sala "limpa", onde o resto do processo acontece em ambiente esterelizado.



Os candidatos...Qual deles será o próximo "namorado" de Bora?

Playboy Goldust:
Principal garanhão do Haras B2B, Playboy é comprovado produtor de campeões. Seus filhos se destacam hoje em praticamente todas as modalidades "Western", incluindo campeões nacionais em 6 Balizas, 3 Tambores, Western Pleasure e Team Penning.


Hollywood Dun It:
Filho do grande garanhão americano do mesmo nome, que se tornou um dos maiores ganhadores de premios de todos os tempos nas modalidades de Rédeas, "Working Cow Horse" e Apartação. Comprovado produtor de filhos campeões em todas as modalidades Western. Montei esse cavalo no Ranch B2B e fiz várias passagens nos 3 Tambores...um foguete!


Little Steps Sparks:
Garanhão importado, filho de Shining Spark, grande campeão mundial e americano na modalidade de Rédeas. Talvez o garahão mais valorizado atualmente na raça Quarto de Milha em todo o mundo.
...e o Pedigree de seu pai, Shining Spark

Negocio fechado!
Na foto abaixo, Odilon Diniz, dono do Rancho B2B, apaixonado por cavalos e competidor feroz; eu; Bebel Diniz, mulher de Odilon e detentora de um curriculo invejável...campeã em praticamente todas as modalidades Western (além de ser minha prima :-). Em algumas semanas Bora será trazida para cá, coberta pelo "escolhido", seu útero aspirado e o embrião resultante implantado em uma égua-receptora (uma barriga-de-aluguel, que será alugada por mim durante o período de prenhez e amamentação).
E o escolhido é....
Litlle Step Sparks !

E assim o futuro da criação de cavalos na Fazenda Sant'anna do Onça começa a tomar forma. Se tudo der certo (e nem sempre as coisas dão certo) em menos de um ano estará correndo pelos pastos da fazenda um legítimo Appaloosa com sangue Shining Spark !
...mal posso esperar...

14 junho, 2006

Bora vai para a Universidade

Amanhece uma bela segunda-feira de sol na Fazenda Sant'anna do Onça. Tudo é rotina. Cavalos adoram rotina. Derrepente surge um enorme caminhão. Bora é trazida. A rotina foi quebrada. Tensão no ar. Os outros cavalos observam em silencio de seus piquetes.
Bora, tendo desmamado seu potro Maestro (que agora tem quase 8 meses de idade), vai para um centro de treinamento no Rio de Janeiro onde será treinada para participar de provas na modalidade "Western".
Bora vai para a "Universidade"!
Para Bora, o que era uma manhã normal começa a parecer um pesadelo. O caminhão abre a rampa trazeira e Bora é conduzida para embarcar...mas...


Bora se recusa a entrar no caminhão. Varias pessoas tentam guia-la para dentro, inclusive eu. Tentamos falar com carinho e puxar devagar...gritar e puxar com força...não teve jeito, Bora não queria entrar. Mais de uma hora se passa. O caminhão tem que ir embora pois tem outros compromissos.
O que fazer?


Alguém sugere usar um chicote...mas eu prefiro tentar uma última alternativa: Um balde de ração mostrado a ela e jogado no fundo do caminhão.
Em 5 segundos Bora já estava dentro!


Agora é preciso ajeitar Bora dentro do caminhão. Ela parece não querer colaborar. Mas o motorista é experiente, trabalha a 20 anos transportando cavalos. Puxa daqui, empurra dalí e...


...pronto! Meio apertado, mas segura para suportar os solavancos da longa viajem que tem pela frente.


E lá se vai Bora, quase exatamente um ano depois de chegar a Sant'anna do Onça, grávida de seis meses. Aqui ela deu a luz a seu único filho, Maestro, e ganhou uma nova família...a minha família. Ela vai sozinha no caminhão. Deve estar apavorada. Mas nós sabemos que é para seu bem.


Cinco horas depois, quase escurecendo, Bora chega a seu destino: Um grande Haras nos arredores da cidade do Rio de Janeiro. Ela sai do caminhão visivelmente cançada, muito suada e com pânico no olhar.
Ela não sabe, mas o pior já passou. Agora é hora de relaxar e conhecer este local estranho.

Como vizinho de piquete Bora terá, por coincidência, um Mini-Poney com pelagem típica dos cavalos Appaloosa. Os dois logo fazem amizade. Ficam correndo pra lá e pra cá, cada um no seu lado da cerca. O gerente do haras me diz que ele é cavalo inteiro (não é castrado). No momento Bora não está no cio, mas fiquei preocupado. Quando ela estiver no cio posso imaginar o Poney se esgueirando por baixo da cerca e...

Bora em seu novo (e temporário) lar. Uma baia com serragem e feno, com piquete particular. A porta da baia fica sempre aberta, e ela poderá entrar e sair quando quiser. Na Fazenda Sant'anna do Onça Bora sempre viveu no pasto, ao ar livre. Será que ela vai gostar de usar a baia? Saberemos em breve, assim que a novidade virar rotina.
E assim deixei Bora; quase escurecendo, sozinha, num local novo. Fiquei com o coração apertado, mas tinha que ir embora. Aqui Bora vai primeiro passar por um treinamento básico de Rédeas, e em seguida ser iniciada nas modalidades de Três Tambores e Seis Balizas. Se demostrar habilidade talvez este local provisório se torne definitivo. Ficará aqui a maior parte do ano treinando e partindo daqui para competições em todo o Brasil junto com os outros cavalos do haras. Só retornará a Sant'anna do Onça na temporada de monta para ser doadora de embriões.
Ou talvez não. Talvez sua performance em competições seja medíocre, e daqui a tres meses Bora esteja de volta na Fazenda, servindo como reprodutora e levando as crianças para passear.
De qualquer forma o futuro já começou...
Bora já está na Universidade!

01 maio, 2006

Primeiro passeio sem Maestro

Pela primaira vez saímos para um passeio longo (aprox. 3 horas) sem Maestro. Ele relinchou um pouco quando estávamos saíndo, mas ficou bem.

Bora parece que nem notou que estava sem o filho.

Perto de minha fazenda existe um armazém que tem um "estacionamento de cavalos". Paramos lá, tomamos umas cervejas, comemos uns pastéis e voltamos ao anoitecer, sob um céu carregado de estrelas.

Abaixo duas fotos de Coromell do Onça, um Mangalarga Marchador bisneto de Herdade Cadilac. Apesar de ser castrado, Coromell se acha o "dono" de Bora. Não deixa que nenhum cavalo chegue perto dela e relincha muito quando saimos sem ele!