13 julho, 2006

Bora Treina, Maestro está só

Bora está fazendo treinamento "básico" de Rédeas a exatamente 30 dias. Os resultados tem sido animadores. Além de estar mais bem condicionada ela está mais calma e tem absorvido com facilidade os ensinamentos. Alguns exemplos: Reparem na foto abaixo a cabeça e o pescoço de Bora. A um mes atráz o pescoço estaria alto e a cabeça jogada pra frente...hoje ela está com o pescoço bem flexionado, a cabeça perpendicular ao chão (de forma natural; basta "pedir" que ela cede o pescoço).


Detalhe do pescoço e cabeça. Esse flexionamento teve um "efeito colateral"...o trote de Bora, que antes era insuportavelmente duro, agora está mais macio graças ao controle de velocidade.
Hoje consigo faze-la trotar quase tão lentamente quanto ao passo (e com rédeas soltas), o que antes era impossível. Esse pescoço parece até o de um cavalo Árabe!...:-)


O mesmo está acontecendo com o galope. Antes, se eu tentasse diminuir a velocidade do galope ela logo caía de volta para o trote. Hoje posso faze-la galopar bem de vagar, ou melhor, em qualquer velocidade, dependendo da necessidade, relaxada e com o pescoço baixo e flexionado. Na fase atual estamos trabalhando (eu e Bora) em partidas no galope na mão certa (quase 100% de acerto) e em troca de mãos no galope (ainda requer um redução de velocidade e um novo arranque na nova mão).Trabalhamos muito também fazendo círculos no trote, treinando flexionamento de costelas e controle das ancas.Não posso dizer que ela já faz "esbarros", mas suas paradas estão cada vez mais rápidas e certeiras.
Em suma, estou orgulhoso de Bora!


Enquanto isso,
na Fazenda Sant'anna do Onça...



Maestro está muito sózinho. Os cavalos adultos (castrados) passam o dia em pastos distantes só retornando a noite. Maestro passa o dia pastando sozinho, e por isso está engordando muito. Relincha muito, como que chamando seus companheiros e como não recebe resposta parece ficar mal, primeiro deprimido, depois revoltado e agresivo com humanos.
Apesar desses problemas Maestro está crescendo bastante (está com 9 meses), já demonstra temperamento de garanhão, e, comparado a outros potros da mesma idade em fazendas vizinhas, Maestro tem comformação e estrutura muscular invejáveis!
Com certeza essa solidão está sendo prejudicial para Maestro. Além de determinar que seu tratador varie bastante seus exercícios (diariamente), estou estudando a possibilidade de trazer um "amiguinho" para ele...me disseram que um cabrito ou cabra é uma exelente compania para um potro.
A conferir...

Nenhum comentário: