13 julho, 2006

Bora Treina, Maestro está só

Bora está fazendo treinamento "básico" de Rédeas a exatamente 30 dias. Os resultados tem sido animadores. Além de estar mais bem condicionada ela está mais calma e tem absorvido com facilidade os ensinamentos. Alguns exemplos: Reparem na foto abaixo a cabeça e o pescoço de Bora. A um mes atráz o pescoço estaria alto e a cabeça jogada pra frente...hoje ela está com o pescoço bem flexionado, a cabeça perpendicular ao chão (de forma natural; basta "pedir" que ela cede o pescoço).


Detalhe do pescoço e cabeça. Esse flexionamento teve um "efeito colateral"...o trote de Bora, que antes era insuportavelmente duro, agora está mais macio graças ao controle de velocidade.
Hoje consigo faze-la trotar quase tão lentamente quanto ao passo (e com rédeas soltas), o que antes era impossível. Esse pescoço parece até o de um cavalo Árabe!...:-)


O mesmo está acontecendo com o galope. Antes, se eu tentasse diminuir a velocidade do galope ela logo caía de volta para o trote. Hoje posso faze-la galopar bem de vagar, ou melhor, em qualquer velocidade, dependendo da necessidade, relaxada e com o pescoço baixo e flexionado. Na fase atual estamos trabalhando (eu e Bora) em partidas no galope na mão certa (quase 100% de acerto) e em troca de mãos no galope (ainda requer um redução de velocidade e um novo arranque na nova mão).Trabalhamos muito também fazendo círculos no trote, treinando flexionamento de costelas e controle das ancas.Não posso dizer que ela já faz "esbarros", mas suas paradas estão cada vez mais rápidas e certeiras.
Em suma, estou orgulhoso de Bora!


Enquanto isso,
na Fazenda Sant'anna do Onça...



Maestro está muito sózinho. Os cavalos adultos (castrados) passam o dia em pastos distantes só retornando a noite. Maestro passa o dia pastando sozinho, e por isso está engordando muito. Relincha muito, como que chamando seus companheiros e como não recebe resposta parece ficar mal, primeiro deprimido, depois revoltado e agresivo com humanos.
Apesar desses problemas Maestro está crescendo bastante (está com 9 meses), já demonstra temperamento de garanhão, e, comparado a outros potros da mesma idade em fazendas vizinhas, Maestro tem comformação e estrutura muscular invejáveis!
Com certeza essa solidão está sendo prejudicial para Maestro. Além de determinar que seu tratador varie bastante seus exercícios (diariamente), estou estudando a possibilidade de trazer um "amiguinho" para ele...me disseram que um cabrito ou cabra é uma exelente compania para um potro.
A conferir...

04 julho, 2006

Visita ao Rancho B2B

Maestro está desmamado. Bora está em treinamento. Mas a Fazenda Sant'anna do Onça não pode parar! Com a aproximação da estação de monta resolvi utilizar o método de transferencia de embriões para conseguir mais potros de Bora sem que ela pare seu treinamento. Como a ABCCAppaloosa permite a cruza entre Appaloosas e cavalos da raça Quarto de Milha, resolvi procurar o que há de melhor em QM no estado do Rio...o Rancho B2B, de propriedade de Odilon e Bebel Diniz.
Vista do Haras e seus piquetes.


Na área das báias tudo é extremamente limpo, moderno e organizado. Manejo de padrão internacional.

Brete de inseminação e coleta de embriões. Aqui é realizada a parte do processo que é considerada "suja", onde acontece o contato com fezes e fluidos das éguas. Uma vez aspirados, os embriões são levados para uma sala "limpa", onde o resto do processo acontece em ambiente esterelizado.



Os candidatos...Qual deles será o próximo "namorado" de Bora?

Playboy Goldust:
Principal garanhão do Haras B2B, Playboy é comprovado produtor de campeões. Seus filhos se destacam hoje em praticamente todas as modalidades "Western", incluindo campeões nacionais em 6 Balizas, 3 Tambores, Western Pleasure e Team Penning.


Hollywood Dun It:
Filho do grande garanhão americano do mesmo nome, que se tornou um dos maiores ganhadores de premios de todos os tempos nas modalidades de Rédeas, "Working Cow Horse" e Apartação. Comprovado produtor de filhos campeões em todas as modalidades Western. Montei esse cavalo no Ranch B2B e fiz várias passagens nos 3 Tambores...um foguete!


Little Steps Sparks:
Garanhão importado, filho de Shining Spark, grande campeão mundial e americano na modalidade de Rédeas. Talvez o garahão mais valorizado atualmente na raça Quarto de Milha em todo o mundo.
...e o Pedigree de seu pai, Shining Spark

Negocio fechado!
Na foto abaixo, Odilon Diniz, dono do Rancho B2B, apaixonado por cavalos e competidor feroz; eu; Bebel Diniz, mulher de Odilon e detentora de um curriculo invejável...campeã em praticamente todas as modalidades Western (além de ser minha prima :-). Em algumas semanas Bora será trazida para cá, coberta pelo "escolhido", seu útero aspirado e o embrião resultante implantado em uma égua-receptora (uma barriga-de-aluguel, que será alugada por mim durante o período de prenhez e amamentação).
E o escolhido é....
Litlle Step Sparks !

E assim o futuro da criação de cavalos na Fazenda Sant'anna do Onça começa a tomar forma. Se tudo der certo (e nem sempre as coisas dão certo) em menos de um ano estará correndo pelos pastos da fazenda um legítimo Appaloosa com sangue Shining Spark !
...mal posso esperar...