Depois de ler o livro "O Homem Que Ouve Cavalos" de Monty Roberts, resolvi aplicar em Bora e Maestro as técnicas criadas por ele. E para minha surpresa...FUNCIONA !!! Bora, sem cabresto ou guia, rodou no redondel sem que eu precisasse dizer uma só palavra, apenas usando o olhar e a expressão corporal. Depois de uns 20 minutos ela começou a exibir os sinais característicos de submissão (movimentando a língua e abaixando o focinho até o chão). Eu então desviei o olhar e virei de lado oferecendo meu flanco. Imediatamente Bora parou e veio, ofegante, encostar o focinho no meu ombro. Isso é o que Monty chama de "Join-Up". Bora me aceitou como lider.
Por ter apenas 6 meses Maestro não foi tão bem. No redondel ele se distraía com facilidade e precisei gritar um pouco para manter sua atenção. Demorou mais a apresentar os sinais de submissão, e quando lhe ofereci meu flanco ele parou mas não vei até mim. O "Join-Up" não foi completo. Mas tenho certeza que isso virá com o tempo.
Depois do trabalho um bom banho. Maestro adora!
Secando ao sol Maestro está aprendendo a ficar amarrado. No início estranhou, mas agora já aceita tranquilamente.
Como está em fase de desmama Maestro fica em um piquete separado da mãe. Para amenizar seu "sofrimento" ele tem sempre a sua disposição um balde com um pouco de ração.
Solto no pasto Maestro corre, pula e dá coices, mas cabresteado ele se comporta muito bem. Parece gostar da compania de humanos.
Bora, a égua mais perfeita e carinhosa do mundo!
Êta pai coruja!