30 outubro, 2005
28 outubro, 2005
Acabou a moleza! Hora de Trabalhar!
27 outubro, 2005
Características do Appaloosa
Meu mundo é perfeito...
26 outubro, 2005
Cio dos sete dias
Mas os sinais são evidentes...Bora urina sempre que passa perto de um garanhão!
20 outubro, 2005
Imprinting
No início ele resiste um pouco. Fica assustado. Mas com paciência e carinho (e principalmente falando baixinho) ele vai relaxando.
Hoje, com 4 dias de vida, levei Maestro para um passeio junto com a mãe. Andamos cerca de um kilometro, sem pressa e em terreno plano. Maestro correu, pulou, deu coices e explorou o que será o seu mundo (foto abaixo)
Acho que Maestro ficou cansado, pois dormiu imediatamente....
18 outubro, 2005
Já mama sozinho!
Pela manhã, a tradicional foto para o álbum da família...
17 outubro, 2005
Colostro, colostro, ele precisa de colostro...
Maestro vê e sente pela primeira vez os raios do sol ...
...e sai para dar um passeio com a mãe.
Mas como está sem mamar, logo cai ao chão e não consegue levantar. Sua fraqueza preocupa.
Passamos o dia (eu, já à 24 horas sem dormir), nos revezando em ordenhar Bora e fornecer o vital colostro para Maestro via seringa. Ao longo do dia ele parece ficar mais forte. Sempre tenta mamar sozinho, mas por algum motivo não consegue!
A veterinária (Dra. Teresa Passos) examina a placenta recolhida no pasto. Seu veredicto: a placenta está "linda"...URGHH!!
Dra. Teresa tambem acha que a mão esquerda de Maestro está enfraquecida, talvez devido ao esforço do parto. Por via das duvidas coloca uma bandagem para dar mais segurança nas primeiras 24 horas de vida.
Apesar desses pequenos problemas, ao final do primeiro dia de vida Maestro se mostra um potro bonito, carinhoso e promissor. Já trota, galopa, dá coices e demonstra grande interesse por seres humanos.
Só uma coisa ainda preocupa. Sua incapacidade de mamar sozinho...
16 outubro, 2005
Nasceu MAESTRO !
11:20 pm
Depois de uns 20 minutos o potro começou a tentar levantar. Após muitos tombos e rolagens ele finalmente conseguiu, cambaleante...
11:54 pm
Lá pelas duas da manhã ele já estava explorando seu pequeno mundinho.
17/10 - 2:27 am
Mas um problema grave se anunciava...ele estava tendo dificuldade para mamar o colostro, vital para sua sobrevivencia. Tentei guia-lo para as tetas da mãe, mas esse problema só seria resolvido algumas horas mais tarde, com a chegada da veterinária.
12 outubro, 2005
Fazendo as Contas
Tenho em casa um livro sobre criação de cavalos ( Storey's Guide to Raising Horses ) que tem alguns capítulos sobre o momento do parto. O livro faz questão de afirmar que é impossível prever a data exata em que a égua vai parir, mas coloca os seguintes fatos:
- a gestação de éguas dura entre 305 e 395 dias
Levando-se em considereção que Bora foi coberta nos dias 18/19/20 de novembro de 2004, a data "340 dias" seria nos dias 24/25/26 de outubro 2005. Mas...
O livro também coloca os seguintes fatos:
- éguas de primeiro parto costumam parir antes
Por isso acho que Bora deve parir antes do dia 24 (340 dias de gestação).